sexta-feira, 1 de maio de 2015

Codern abre licitação para obras no Porto de Natal e Ponte Newton Navarro



A Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) abriu processo para contratação de empresa ou consórcio para a construção do Berço 4 do Porto de Natal, do atracadouro  para pesca artesanal e do sistema de “defensas” na Ponte Newton Navarro. O processo licitatório deveria ter sido aberto no ano passado, mas com o atraso nas obras do Terminal de Passageiros do Porto de Natal, o projeto foi adiado para este ano.

O valor estimado dos projetos é de R$ 275.654.055,26 e foi adotado o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é diferente das licitações usuais por ser um processo menor burocrático e que prioriza a abertura das propostas técnicas e de preços para depois avaliar a habilitação jurídica da empresa concorrente.
Alex RégisValor estimado do projeto é de mais de R$ 275 milhõesValor estimado do projeto é de mais de R$ 275 milhões

A licitação será realizada de forma eletrônica. De acordo com o edital, o prazo para a entrega das propostas é no dia 21 de maio de 2015, às 10h, mesma data e hora estimada para a abertura da sessão eletrônica. As empresas ou consórcios interessadas em participar do processo poderão fazer visitar técnicas nas áreas destinadas para as obras. O edital e anexos do projeto estão disponíveis no site da Codern.

O financiamento dos recursos será feito pelo Governo Federal, através das Secretaria de Portos da Presidência da República. A previsão é que as obras tenham duração de, no mínimo, 32 meses. O contrato com a empresa responsável pela obra deverá durar o mesmo tempo estimado para a conclusão da obra.

A Codern espera que a ampliação de 220 metros do cais do porto e a liberação de aproximadamente sete mil metros quadrados com a relocação de famílias da Comunidade do Maruim, a área do Porto de Natal seja ampliada em 18 mil metros quadrados. Com isso, deverá ser ampliado o volume de exportação de produtos, como frutas, além da garantia de novos negócios.

Já a colocação de defensas nos pilares da Ponte Newton Navarro seria de responsabilidade do Governo do Estado, porém a Codern assumiu as obras para não perder oportunidades de negócios. Atualmente, os grandes navios só podem deixar o Porto de Natal durante o dia, já que existe o risco de colisão com os pilares. As defensas são estacas de proteção dos pilares, que impedem a colisão destes com os navios.

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